EPEC, EDEC e ONSEC : São estes os nomes das três novas empresas que vão resultar da cisão parcial da Electra, com data de parto marcada para 01 de junho.
A gestação dessas novas empresas havia sido anunciada pelo governo em 2022 mas só no neste mês de maio é que a assembleia geral da Electra ratificou a medida.
A EPEC, com sede na Praia, será a responsável pela produção da eletricidade em Cabo Verde, a EDEC , também com sede na Praia, será a responsável pela distribuição e comercialização enquanto a ONEC vai operar o sistema elétrico em todo o território nacional.
Cada uma dessas empresas terá capital social próprio, resultante da divisão do capital social e dos bens e património da Electra em todas as ilhas.
A cisão da Electra em três novas empresas enquadra-se, de acordo com o governo, nos planos de reestruturação para a privatização do setor elétrico em Cabo Verde, só devendo a ONEC ficar sob permanente alçada do governo.
O grupo Electra integra as filiais Electra Sul e Electra Norte e a cisão só envolve a componente eletricidade, mantendo-se a produção e distribuição de água a cargo da empresa mãe, que certamente também terá que mudar de nome.
Ainda não se sabe qual o verdadeiro impacto dessa medida no bolso dos consumidores mas muitos receiam que, com a criação dessas três novas empresas, o custo da eletricidade em Cabo Verde, que e já muito elevado, venho a aumentar ainda mais.
Comentarios