top of page
Foto do escritorondakriolu

Akysanna Veiga, Miss International África 2024

“A beleza transcende a aparência física, o verdadeiro brilho vem do interior, quando usamos a nossa voz e ação para fazermos a diferença, trazendo mudanças positivas paro mundo...e é por isso que abraço causas sociais e luto pela justiça, não deixando que eu seja definida pela minha aparência física mas sim pelo impacto das minhas ações” - é com estas palavras que Akyssana Vany Vaz da Veiga se apresentou no canal da Miss Internacional 2024 que esta terça-feira, no Japão, a coroou como a nova rainha africana (Miss International África 2024).

Jornalista, cantora, poeta, modelo, ativista social e cultural, Akyssana Veiga, 25 anos, entra assim na história como a primeira cabo-verdiana a conquistar o título de Miss Internacional África, num concurso que coroou a vietnamita Thanh Thuy, 21 anos, como a nova Miss International.

Para Akyssana , a coroa simboliza também essa capacidade de ultrapassaras adversidades e de lutar por um mundo melhor .


Ser Miss, para ela, é também dar voz a projetos, inspirar e gerar transformação. É também sobre defender causas, e uma das causas de Akyssana Veiga é ajudar a combater a pobreza, a pobreza entendida não só como o resultado da falta de recursos, mas também da falta de oportunidades.


“Sem a erradicação da pobreza não se pode realizar nem os ideais da igualdade, nem atingir as metas da saúde ou da educação. É por isso que peço a todos para que se envolverem nessa causa, contribuindo para o advento de um mundo melhor”.

Akyssana nasceu em Santa Catarina, na ilha de Santiago, em 14 de agosto de 1999 e foi em Assomada que, em 2015, venceu seu primeiro concurso de beleza antes de, em 2021, ser coroada Miss Universidade Jean Piaget.


Em Abril de 2022 representou o bairro da Várzea no Miss Praia Maria 2022 e arrebatou o título no Auditório Nacional. Em Setembro de 2022 representou Calheta São Miguel na Miss Cabo Verde International 2022 e ficou no Top 5.



Em Agosto de 2024 representou Santa Catarina no Miss Cabo Verde Interntional e ganhou o título, poucos dias antes de obter a licenciatura em jornalismo pela Universidade Jean Piaget.


E esta terça-feira, no Japão, ela representou Cabo Verde no Miss International e competiu com mais 70 candidatas em Tóquio. Ficou no Top 20 e foi eleita pelas suas colegas candidatas Miss International África 2024.

Comments


bottom of page