top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Benedicte Elting cria primeiro forno solar comunitário de Cabo Verde

O forno, totalmente solar, começou a funcionar há pouco mais de um mês em São Domingos, na ilha de Santiago, e possibilita às mulheres locais fazer pães, bolachas e bolos sem gastar um tostão em lenha, gás ou eletricidade.


Fornos solares são usados desde tempos antigos, mas os padeiros de Cabo Verde sempre usaram lenha, gás ou eletricidade, o que acaba por se refletir no custo da produção.


É também para reduzir estes custos - mas também para ajudar a preservar o meio ambiente - que Benedicte Elting , uma ex-professora de nacionalidades luxemburguesa e cabo-verdiana, decidiu fabricar um forno para uso comunitário que utilize integralmente a luz do sol.

Recorrendo-se a pesquisas na Internet Benedicte, residente há dois anos em Cabo Verde, construiu assim o primeiro forno solar comunitário de Cabo Verde.


A técnica, relativamente simples, usa espelhos para focar os raios do sol num único ponto, gerando uma temperatura que atinge os 900 graus, mais de que suficiente para fornar pães e bolachas, mas também para torrar milho, mancarra, etc. O forno é ainda utilizado para secar madeira para carpintaria.

O forno solar é na realidade um dos eixos de uma projeto mais vasto denominado “ Pon di Sol”, também criada por Benedicte, que visa ajudar mulheres e jovens de São Domingos e arredores a criar negócios sustentáveis na área da pastelaria e panificação.

Espera-se que esse projeto de Benedicte inspire padeiros e empresários a considerarem a energia solar como uma fonte de energia viável.

A energia solar é uma das fontes de energia mais limpas e renováveis ​​disponíveis atualmente. À medida que mais pessoas adotam as tecnologias solares, podemos ver um futuro mais brilhante e sustentável para o nosso planeta.

2 Comments


Guest
Jun 20

O sol é hoje uma fonte invejável para a produçåo de energia e Cabo Verde tem a sua mercê o sol praticamente 12 horas por dia e 365 dias por ano. Por ser uma fonte renovável e inesgotável, não digo que estamos a desperdiça-lo, não explorando todas as suas potencialidades, mas sinto que já estamos a perder os benefícios que poderíamos estar a tirar do sol com a recente evoluçåo das tecnologias do painel solar. Meus parabens à Benedicte Elting pela excelente iniciativa.

Like

Guest
Jun 20

Fico muito feliz de ouvir isso. Muito obrigada! Temos que utilizar o sol para muito mais coisas, carro, Mota, luz em casa e escritórios, avião erc

Like
bottom of page