Tania Fernandes Anderson, de 45 anos, é acusada de 5 crimes de fraude eletrónico e um crime de roubo relativo a programas de fundo federal.

A vereadora, de origem cabo-verdiana, foi detida por volta das 6:30 da manhã desta sexta-feira por agentes do FBI à saída da sua residência em Dorchester e após apresentada ao juiz foi libertada sob a condição de entregar o passaporte e de não sair do estado de Massachusetts.

De acordo com os 11 paginas dos autos de acusasacao, Tania Fernandes organizou um esquema com um familiar que ela colocou a trabalhar no seu escritório para roubar dinheiro do estado. A esse familiar ela terá dado um bónus de 13 mil dólares e este lhe terá devolvido 7 mil dólares em dinheiro liquido numa das casas de banho da Câmara de Boston.

Aindas segundo a investigação, Tania, que como vereadora recebe um salário anual de 115 mil dólares, estava, mesmo assim, a enfrentar vários problemas problemas financeiros .
No Tribunal esta sexta-feira ela declarou-se inocente de todas as acusações e de acordo com fontes próximas da acusada ela não pretende apresentar sua demissão ao cargo de vereadora como estão a pedir vários oficiais camarários, incluindo a Mayor da cidade Michelle Wu.
OUTRAS COMPLICAÇÕES
Tania, que é vereadora na câmara de Boston desde 2021, já havia sido escrutinada e multada em 5 mil dólares por ter empregado como membro do seu staff dois familiares seus - um filho e uma irmã - violando a lei estatal que estipula a não contratação de familiares diretos.
Tania nasceu em Cabo Verde, mas aos 10 anos, com os pais, emigrou para Roxbury, em Boston. Ela foi eleita vereadora a 2 de novembro de 2021, tornando-se a primeira mulher muçulmana entrar para o Conselho Municipal de Boston.
Comments