top of page
Foto do escritorondakriolu

Canárias manda Cabras e Bodes para Cabo Verde

As cabras - 26 no total - chegaram a Cabo Verde acompanhadas de quatro bodes, tudo para melhorar a competitividade da raça caprina no concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago.

A iniciativa é da Fundação Canária para o Controlo das Doenças Tropicais ( FUNCCET ) que terá constatado que as cabras cabo-verdianas tem fraca produtividade, particularmente na produção do leite.


“ A introdução da cabra canarinha vai permitir a melhoria da genética das cabras locais de forma que as próximas gerações possam aumentar a produtividade, repercutindo na produção do leite e seus derivados “ - disse o presidente da FUNCCET, Basílio Valladares, que disponibilizou também uma equipa técnica para ir assessorar os criadores de cabra em Cabo Verde.


Desde há mais de uma década que Canárias vem trabalhando na recuperação e melhoramento genético da sua raça caprina, contando atualmente com cerca de 13 mil exemplares inscritos no seu livro genealógico. A cabra “melhorada” é um animal reconhecido e apreciado pela sua produtividade e resistência ao clima árido.


Comentários


bottom of page