David de Pina não escondia sua alegria nesta tarde de sexta-feira depois da sua notável vitória (5-0) sobre o zambiano Patrick Chinyemba , campeão dos Jogos Africanos 2023 e Medalha de Bronze nos jogos da Commonwealth.
O triunfo permitiu ao boxeador cabo-verdiano a qualificação para as meias-finais do torneio olímpico na categoria dos -51 quilos, garantindo, automaticamente, uma medalha olímpica - a primeira de sempre - à República de Cabo Verde.
“Não posso descrever minha emoção. É muito grande. Fiz isso para a minha terra, porque ela merece. Somos um país pequeno, e nunca havíamos chegado tão longe “- disse David aos jornalistas que o entrevistaram depois do combate.
“Sim, sou o primeiro a escrever esta linda história. Senti o apoio que as pessoas do meu país me deram e lhes agradeço pela vitória “, disse David, acrescentando :
“Foi contra todas as probabilidades. Contra tudo e contra todos. Todos apostaram no Patrick, porque ele é campeão africano. Eu não era ninguém, eu era um simples cabo-verdiano. Mostrei ao mundo que somos pequenos, mas somos fortes “.
Mas não é só por causa dessa vitória na arena olímpica que David de Pina está a chamar atenção na Cidade Luz.
O pugilista cabo-verdiano está também a fazer furor com o peculiar estilo do seu cabelo - dois coques de cada lado - com muitos seguidores a quererem o imitar.
“Por vezes pessoas olham para mim e gozam, dizendo, ‘cá esta o homem com duas orelhas como o rato Mickey’, mas hoje provei a eles que também sou forte e determinado” - disse.
Força e determinação é o que se continua a desejar a David de Pina que, na segunda-feira, vai defrontar nas meias-finais o profissional uzbeque Hasanboy Dusmatov, Medalha de Ouro nos Jogos olímpicos Rio’2016, três vezes Campeão Asiático e atual detentor do título de Campeão do Mundo WBA na categoria peso mosca leve ( profissional ).
Comments