top of page
  • Foto do escritorondakriolu

David de Pina recebido em apoteose no aeroporto de Lisboa

O medalha de bronze na categoria de 51 kg cruzou a porta das chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando faltava um quarto de hora para a meia-noite, mas, mesmo assim, tinha à sua espera perto de 300 pessoas que a som do batuque enalteceram o atleta que em Paris protagonizou um feito inédito para a história olímpica de Cabo Verde.

David de Pina, com a filha nos braços - com o mesto penteado à rato Mickey - dançou, saltou e sorriu. E agradeceu todos os presentes :


"Nem sei como explicar nem como agradecer ao povo cabo-verdiano em Portugal esta mega receção. Agradeço à embaixada de Cabo Verde por ter mobilizado as pessoas para estarem aqui. Estou muito contente", começou por dizer David Pina.



Com as batucadeiras a ritmarem a conversa, já perto de uma das portas de saída, e com a bandeira de Cabo Verde a ladeá-lo, David Pina espera agora que a conquista da medalha de bronze lhe dê um empurrão na carreira.


"Sei que a minha vida vai mudar. Só o facto de estar a ser recebido aqui desta forma é uma mudança enorme. Espero ter mais mudanças a nível económico e de estabilidade para poder treinar mais pelo meu país", disse.


Para já, a única certa do pugilista é que atingiu um "sonho de criança", motivo pelo qual aproveitou para deixar um recado para os jovens.


"Lutem. As coisas podem ser difíceis, mas acontecem. A persistência, a perseverança e a dedicação são a chave para o sucesso. Lutem. O meu país nunca teve uma medalha. É dar um presente inédito ao meu país. Estou muito orgulhoso e espero dar mais presentes como este", concluiu.


CHEGADA A CABO VERDE PREVISTA PARA 20:50

Depois do banho de multidão em Lisboa, espera-se o mesmo esta noite de terça-feira quando o pugilista pisar a pista do aeroporto internacional Nelson Mandela onde é esperado por volta das 8 e meia da noite.


Nas redes sociais pessoas de todas as idades mobilizam-se para dar ao primeiro medalhado olímpico cabo-verdiano uma receção à altura do feito, uma forma também de demonstrar sua gratidão por esse jovem natural de Santa Cruz que ousou desafiar o destino para levantar bem alta a bandeira de cabo Verde.


Kommentare


bottom of page