E se atleta cabo-verdiano sair vencedor garantirá a primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde já que no boxe os dois semifinalistas vencidos ganham a medalha de bronze, significando que uma vitória nos quartos-de-final garante um lugar no pódio.
Mas para realizar essa façanha histórica o pugilista cabo-verdiano terá que vencer o zambiano Patrick Chinyemba, Medalha de Ouro nos Jogos Africanos 2023, num dos combates dos quartos-de-final do torneio olímpico de boxe, na categoria dos 51 quilos.
O evento está marcado para esta sexta-feira no Arena Paris Nord, em Paris, a partir das 21:04 horas locais ( 18:04 em Cabo Verde).
David Pina, 27 anos, garantiu a presença nos quartos-de-final depois de vencer por pontos na terça-feira o tailandês Thitisan Panmot, enquanto Patrick Chinyemba, 23 anos, venceu também por pontos o indiano Amit Amit, galvanizando a aspiração da Zâmbia em ganhar pelo menos uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris.
E tal como David Pina para Cabo Verde, Patrick Chinyemba foi também o primeiro zambiano a obter uma vitoria nos jogos olímpicos de 2024.
O zambiano, conhecido pelo seu estilo peculiar de boxear, muito dado ao espetáculo, é um adversário de respeito para David Pina que terá que se esforçar muito para sair vitorioso dessa contenda, mas uma coisa é certa : Toda uma nação vai vibrar com esse combate.
Comments