top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Djamila Silva e David Pina serão os porta-estandartes de Cabo Verde

Momento histórico esta sexta-feira : pela primeira vez, a cerimónia de abertura será realizada fora de um estádio. Acontecerá no rio Sena, que corta Paris. O evento, que marca o arranque oficial dos Jogos Olímpicos 2024, começa às 19:30 ( hora de Paris)) e em Cabo Verde terá transmissão na TCV.

Depois da missão hercúlea de limpar o rio Sena, iniciada em 2016, será mesmo possível realizar o evento neste plano de água, no coração de Paris.


Cada delegação nacional estará presente num de 94 barcos, que percorrerão seis quilómetros do rio, , da ponte Austerlitz até Trocadéro, perto da Torre Eiffel, onde decorrerão os restantes momentos protocolares e festivos da cerimónia.


Os atletas irão vestir os trajes cerimoniais que foram divulgados nas últimas semanas. Djamila Silva e David Pina serão os porta-estandartes de Cabo Verde.

O comité organizador já prometeu preencher todos os seis quilómetros com música e performances. Não foram divulgados os nomes dos artistas que atuarão na cerimónia, mas é expectável que haja atuações circenses, de dança e ópera.


A cerimónia terá a duração de aproximadamente quatro horas e o seu clímax estará previsto para as 22h35 ( hora local) ao mesmo tempo que o pôr-do-sol.


Em casa esperam-se mais de mil milhões de espectadores. Nas margens do Sena, para além de cerca de 100 chefes de Estado, inclusive o Presidente de cabo Verde Jose Maria Neves, estarão presentes pelo menos 300 mil pessoas, um número recorde face aos menos de 100 mil presentes em estádios em edições anteriores.


E para que mesmo aqueles que assistem ao vivo não percam um único momento do espectáculo, haverá 80 ecrãs e sistemas de som em diversos pontos próximos do local.

Commentaires


bottom of page