top of page
  • Foto do escritorondakriolu

EDY TAVARES CONQUISTA SEU QUARTO TÍTULO DE CAMPEÃO DE ESPANHA

O basquetebolista cabo-verdiano contribuiu esta quarta-feira para a vitória (84-73) do Real Madrid sobre Múrcia no terceiro jogo da final da liga ABC que fechou a eliminatória com 3-0 de Los Blancos, garantindo à equipa merengue o seu 37° título de campeão de Espanha, recuperando o trono conquistado pelo Barcelona na época passada.

Para Edy Tavares, que como sempre comemorou o triunfo com a bandeira de Cabo Verde, este é o seu quarto título de campeão de Espanha, depois de ter erguido o troféu em 2018, 2019 e 2022.


Esta temporada, este é o terceiro título de Edy Tavares, depois da conquista da Supercopa e a Copa del Rey . Só a derrota na final da Euroliga frente ao Panathinaikos privou o Real Madrid e Edy Tavares de fazerem o pleno numa temporada de novo histórica.

A nível individual, o nativo da ilha do Maio foi eleito e o melhor defensor da Liga Espanhola desta temporada - o seu quarto consecutivo - isso apesar de durante a época se ter ressentido de várias lesões.

A conquista deste mais um título de campeão de Espanha ocorre a menos de um mês do Real Madrid ter prolongado seu contrato com o internacional cabo-verdiano ate 2029.


Com o novo contrato, Edy Tavares, 32 anos, será provavelmente o basquetebolista mais bem pago na Europa, com um salário bruto anual superior a 5 milhões de euros ( quase 3 milhões de euros líquidos).


“ENORME VISIBILIDADE PARA CABO VERDE”

É o que que diz Eduardo Jorge Silva, Embaixador de Cabo Verde em Espanha.


Num post no facebook, logo depois da conquista do título pelo Real Madrid, o diplomata cabo-verdiano enalteceu a veia lutadora e o caráter do jogador maiense que tão alto vem levantado a bandeira de Cabo Verde, Como ele escreveu:


“Edy Tavares e o Real Madrid, de novo campeões espanhóis!

O Real renovou, há momentos, o seu título de campeão espanhol (Liga Endesa) num ano em que leva também a supercopa. Uma época com várias lesões que explicam certamente a obtenção de "apenas" dois títulos maiores. O nosso Edy, que felizmente entende como poucos, esta necessidade de "apropriação" que nos é característica, foi a imagem dessa época tirada a ferros: várias lesões, época sofrida, mas reapareceu a tempo e para se constituir, mesmo num momento de menor forma, em peca essencial das vitórias necessárias, nomeadamente nestes impecáveis play-offs, onde despacharam o Barcelona e logo o UCAM-Múrcia por 3-0 e 3-0. Apesar da recente renovação milionária com o Real Madrid, continua o gigante da simplicidade e afabilidade, um pai de família exemplar, que tem sempre tempo para os outros meninos, que se deliciam nos campos de ferias que organiza no Maio. É hoje um atleta de dimensão planetária, um eterno campeão no basquetebol e na vida. E empresta a Cabo Verde uma enorme e muito positiva visibilidade."





Comments


bottom of page