top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Elisabeth Moreno condecorada pela França com a Ordem da Legião de Honra

É a ordem máxima da Republica Francesa, condecoração honorífica que recompensa o mérito tanto de civis como militares pelos serviços prestados à nação. Elisabeth Moreno, nascida em Cabo Verde, entrou nesta ultima quarta-feira nesse clube restrito de benfeitores da pátria, ao receber o grau de cavaleiro da Legião de Honra, uma das mais prestigiosas distinções do país.

Elisabeth Moreno pertenceu ao executivo de Emmanuel Macron durante dois anos e dirige actualmente um fundo de investimento chmado Ring Capital , uma estrutura que intervém na área social e ambiental.


Em entrevista à RFI, Elisabeth Moreno diz sentir muito orgulho com a distinção que lhe foi concedida.


"Sinto muito orgulho. Não tanto para mim, mas por todas as pessoas que confiam em mim, todas as pessoas que me acompanharam na minha carreira e todas as pessoas que me deram confiança quando eu tinha tantas dúvidas sobre a minha capacidade de ter sucesso num país onde não nasci. Então, sim, é um momento de orgulho, um momento de reconhecimento. É um momento muito importante, porque desde que esse reconhecimento existe, que foi nos anos 1780 e tal, só 30 mulheres receberam a Legião. Então, para uma pessoa que não nasceu em França e que não tinha uma carreira preparada desta maneira, foi um orgulho imenso", disse ela.


UM ORGULHO TAMBÉM PARA CABO VERDE

Quando falo de orgulho é por causa dos cabo verdianos também que estavam presentes lá. O embaixador de Cabo Verde estava presente, os dirigentes associativos estavam presentes também. A minha família, tudo isso para eles... Sabe de uma coisa? A imigração é uma coisa muito difícil, é uma coisa muito dolorosa. E quando entramos nesse processo de imigração, é com muita vontade e esperança de ter uma vida melhor do que o que tínhamos antes. Então, acho que essa história, a minha história, é um símbolo de o que a imigração pode também trazer apesar do sofrimento e das dificuldades que podemos encontrar", considera Elisabeth Moreno.



Recorde-se de que antes de ser Ministra delegada para a Igualdade de Género entre 2020 e 2022, Elisabeth Moreno teve um amplo percurso no mundo dos negócios.


Nascida no Tarrafal, na ilha de Santiago, em 1970, emigrada com a família para França em 1977 e titular de um Master em Direito Comercial e de um MBA em “Global Business”, Elisabeth Moreno desempenhou diversos cargos de direcção em empresas como a France Telecom, hoje Orange e as multinacionais de informática Lenovo, Dell e da Hewlett- Packard (HP), da qual foi directora-geral para o continente africano de 2019 a 2020, ano em que passou a integrar o governo chefiado pelo antigo primeiro-ministro francês Jean Castex.

1 comentário


Convidado:
22 de jun.

Parabens à Élisabeth Moreno e muitos sucessos 👏 👏

Curtir
bottom of page