A comitiva cabo-verdiana chegou à capital francesa esta quinta-feira, tendo depois viajado para a pequena cidade de Partheney-Gatine, a oeste da França, onde vai ficar instalada até 23 de julho.
A equipa cabo-verdiana que participará nos Jogos Olímpicos 2024 é a maior de sempre, com 7 atletas, em 4 modalidades: Nancy Moreira e David Pina no boxe, José Tati e Jaila de Pina na natação, Damila Silva no judo, Victor Alavares na esgrima e Samuel Freire na maratona.
Em Partheney, a 80 quilómetros de Paris, os atletas cabo-verdianos vão a utilizar as instalações desportivas oferecidas pela cidade para ultimarem os preparativos com o objetivo declarado de obter a primeira medalha olímpica para Cabo Verde.
Os atletas Djamila Silva e David Pina vão ser os Porta-bandeira de Cabo Verde.
Para além dos 7 atletas, estão na comitiva cabo-verdiana mais 19 elementos (cinco treinadores, seis oficiais de equipa, chefe da missão, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e um responsáveis do Comité Olímpico Cabo-verdiano ( COC). De acordo com Filomena Fortes, presidente do COC, a participação do “Team Cabo Verde” tem um orçamento avaliado em 20 milhões de escudos suportados pela Presidência da República e empresas públicas e privadas, sem qualquer financiamento do Governo.
Comments