top of page

EUA deportaram 12 cidadãos cabo-verdianos em 2024

Foto do escritor: ondakrioluondakriolu

Em 2024, os EUA deportaram 12 cidadãos cabo-verdianos. No total, foram repatriados 271.484 estrangeiros, incluindo indivíduos com antecedentes criminais graves e ligações a terrorismo, conforme relatório dos Serviços de Imigração e Alfândegas (ICE, na sigla inglesa).

Entre os restantes países africanos lusófonos, destaca-se Angola, com 119 cidadãos deportados, enquanto a Guiné-Bissau conta quatro registos e Moçambique três.


Para o Brasil foram deportados1.859 cidadãos.


Em 2024, foram deportados 271.484 estrangeiros para 192 países diferentes, incluindo 88.763 que tinham acusações ou condenações por atividades criminosas, 3.706 membros de gangues conhecidos ou suspeitos, 237 terroristas conhecidos ou suspeitos, e oito violadores dos direitos humanos, refere-se no relatório.


Mais de 30% das pessoas expulsas tinham antecedentes criminais, com uma média de 5,63 condenações e/ou acusações por indivíduo, e muitos dos seus antecedentes criminais eram “extremamente graves”, tendo sido identificados e detidos indivíduos que eram procurados nos seus países de origem por atividades terroristas e participação em atos de tortura.


Governo de Cabo Verde atento

A questão do repatriamento de estrangeiros pelos Estados Unidos voltou a estar na ordem do dia após o recém empossado Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado a sua intenção de deportar imigrantes ilegais.


Em Cabo Verde, o governo diz estar atento e preparado, caso venha a acontecer um eventual repatriamento de cabo-verdianos residentes ilegalmente nos Estados Unidos da América.


O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva disse que em Cabo Verde existe um programa nacional de acolhimento e integração de emigrantes retornados e em declarações à rádio pública cabo-verdiana garantiu que o país está preparado para lidar com possíveis deportações em massa dos Estados Unidos da América.


Cabo Verde está e estará sempre preparado para receber os nossos compatriotas se eventualmente o repatriamento vier a verificar-se. Nós temos um programa nacional de acolhimento e integração de migrantes retornados que está em implementação. Cabo Verde recebe retornados não só dos Estados Unidos, mas também de alguns países europeus. A melhor solução é de facto estar organizado, preparado e ter um programa. O programa existe, está preparado para as contingências e o Governo estará a alocar recursos adicionais que forem necessários se eventualmente a situação se verificar em termos de quantidade”, garantiu o primeiro-ministro cabo-verdiano.



3 commentaires


Gotti
24 janv.

Cantu cabo verdeanos ki foi dispixadu li sen kou d bay… Familia ke familia ta da costa mas fari nhoz, ten dinheiro benificiario pa tudo deportason, e ka pa nhos pii na bolso mas sin pa kel joven deportado reintegra… mas e ka kela kita passa, nhos ta pui dinheru na bolsu e fla fuck rapatiados….

J'aime

Gotti
24 janv.

Cabo Verde está e estará sempre preparado para receber os nossos compatriotas se eventualmente o repatriamento vier a verificar-se. Nós temos um programa nacional de acolhimento e integração de migrantes retornados que está em implementação.


Nhoz deixa de conta mentira é kela…

J'aime
Invité
05 févr.
En réponse à

pois....

J'aime
bottom of page