O antigo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, exige do governo a resolução do problema dos transportes de e para a ilha Brava. Jorge Carlos Fonseca afirma que a ilha Brava é igual a todas as ilhas de Cabo Verde.
“Insisti muito quando era Presidente da República, também antes e depois. Há problemas aqui na Brava que têm de ser resolvidos pelos governos: É o problema dos transportes; resolver com regularidade, previsibilidade e conforto. A Brava não é menos que as outras ilhas. Eu sou daqueles que não desiste da ideia de que a Brava deve ter transportes aéreos. Diz-se que é até que tecnicamente difícil, que é custoso, mas isso é um ónus da governação do país. Brava é uma ilha como qualquer outra, é uma ilha muito importante do ponto de vista da cultura, da história e, portanto, não se pode abandonar essa ideia. No programa da empresa de transportes aéreos, não se pode apagar a Ilha Brava” afirmou o antigo Presidente cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, que falava num programa especial da rádio pública cabo-verdiana na Brava enquanto festeiro da bandeira de São João Batista.
O Festeiro da Bandeira é o responsável por realizar as actividades culturais das festas de romaria, no caso de São João na Brava. De acordo com a tradição, o Festeiro da Bandeira é uma honra reservada a personalidades influentes, pessoas devotas a São João e a todos que entendem terem a capacidade, a boa vontade e a crença de fazer algo para esta tradicional e a mais importante festa da ilha.
A tradição remonta aos tempos coloniais e representa o mais alto reconhecimento e compromisso com a nação e o seu povo. A cada ano, pessoas públicas, emigrantes, entidades de destaque nacional, tomam a decisão de liderar os preparativos e coordenar uma série de eventos festivos que culminam no Dia de São João, celebrado em 24 de Junho
Nho ca foi presidente pamode nho ca poi transporte aérios na brava, que gocim nho sta bem esige.