top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Governo esclarece que assalto ao navio "Fidan" foi fora das águas de Cabo Verde

O assalto foi na madrugada de sexta-feira e, de acordo com nota do governo, o facto ocorreu acerca de 377 milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente 700 km de distância, a sudoeste do Porto Vale De Cavaleiros.


Em vermelho : a posição onde ocorreu o ataque

“Informamos que, ao contrário do que está sendo veiculado na comunicação social, o incidente não ocorreu em águas de Cabo Verde, mas sim em águas internacionais, mais precisamente a 700 km de distância “ - lê-se no comunicado, acrescentando que o limite da Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde estende-se até a uma distância de 200 milhas náuticas, contadas a partir das linhas de base reta .

NAVIO DIRIGIA-SE AO BRASIL

O navio em questão é o tanker "Fidan", na foto, que recentemente mudou da bandeira turca para bandeira de Nissau.


Na sexta-feira, na rota Russia / Brasil, foi atacado por piratas armados a sul de Cabo Verde, como refere varias publicações de segurança e proteção marítima.


10 assaltantes, não identificados, armados com metralhadoras AK-47, invadiram a embarcação, danificaram os equipamentos de comunicação e trancaram a tripulação numa sala.


Após duas horas, os tripulantes conseguiram se libertar e descobriram que os assaltantes haviam fugido levando dinheiro e outros itens do navio mas não terá levado a carga (produtos petrolíferos), A m a tripulação conseguiu reparar parcialmente os equipamentos de comunicação e seguir para o próximo porto.

Comments


bottom of page