top of page
  • Foto do escritorondakriolu

HÁ 700 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM CABO VERDE

Para além desses 700 casos confirmados há ainda cerca de 1.500 casos suspeitos, com maior incidência na ilha do Fogo, tendo sido registado um ligeiro aumento na semana passada.

O ressurgimento da infeção foi anunciado no início de novembro de 2023, 14 anos após o surto mais grave de dengue em Cabo Verde, que teve lugar em 2009, com 21.000 casos e seis óbitos, todos na ilha de Santiago.


Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, a par de inflamações na pele, fazem parte dos sintomas da infeção que, nos casos mais graves, pode evoluir para dengue hemorrágica e, no limite, causar a morte.


TRAVAR A EPIDEMIA ANTES DA CHEGADA DA CHUVA

O desejo foi expresso por Maria de Luz Lima, diretora do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) no lançamento da campanha "Unidos contra os mosquitos, pela saúde da população".

Campanha "Unidos contra os mosquitos, pela saúde da população"

"A prevenção deve ser o foco principal e contamos com a ajuda de todos", referiu a diretora do INSP, ao dar conta do reforço das campanhas de informação e ações de pulverização.


A prevenção implica acabar com a proliferação do mosquito, eliminando águas paradas tanto no exterior, como em pequenos recipientes, caso de vasos de plantas ou garrafas. O armazenamento de água em recipientes destampados deve ser também evitado.



コメント


bottom of page