top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Irmãos Calema resgatam raízes cabo-verdianas com Dino d’Santiago

O novo EP dos Calema, “Voyage Part I”, celebra as raízes africanas dos irmãos Calema, trazendo histórias profundas de família, emigração e resiliência.

Um dos destaques neste EP é o single “Distinu” que conta com a participação de Dino d’Santiago.


O tema é uma homenagem emotiva ao avô materno dos Calema, conhecido como Nho Totó, e narra a dura trajetória de emigração de Cabo Verde para São Tomé, enfrentando adversidades e procurando um futuro melhor.


Com esta canção, que nasceu já há alguns anos, os Calema queriam cantar sobre a história que o avô contou à mãe deles, na altura em que ele saiu de Cabo Verde para São Tomé, na época colonial, como trabalhador contratado.

Muitos cabo-verdianos foram aliciados com falsos contratos de trabalho e outros tomavam a iniciativa, empurrados pela possibilidade de terem uma vida melhor. Foi o que aconteceu com Nho Totó, o avó materno de António e Fradique, que em São Tomé decidiu assentar e criar raizes.


Dizem os Calema:

“O processo foi super interessante porque encontrámos o equilíbrio perfeito para que esta música conseguisse atingir o nível de espiritualidade, o nível da história vivida pelo nosso avô, e foi fundamental. E hoje estamos aqui, nessa parceria tão linda, com este resultado fantástico”.


Por seu lado, Dino d’Santiago salienta que “hoje, quer o António, quer o Fradique, levam esta canção para o mundo e não há muita gente que possa dizer que, de uma história trágica, nasceu algo tão bonito e tão construtivo como esta canção”.


Além deste “Disitinu”, o EP “Voyage Part I”, criado durante a pandemia, conta ainda com mais três temas e é a primeira parte do novo álbum da dupla, a ser lançado em três tomos.

Comments


bottom of page