Bruno Henrique Lima de Brito, 27 anos, mergulha todos os dias na baía do Porto Grande, em Mindelo, à procura de ferro velho no fundo do mar. É um trabalho árduo e cansativo e o esforço pouco compensa, mas é no mar que Bruno se realiza e encontra o seu lugar.
A vida de Bruno, dentro e fora da agua, é retratada num documentário intitulado Mechanic Sea: Diving for scrap metal in Cape Verde, transmitido pelo canal de televisão Al Jazeera e da autoria do realizador cabo-verdiano Carlos Yuri Ceuninck, autor, entre outros , do documentário Omi Nobu, que ganhou o galardão de ouro no 28ª edição do Festival Pan-africano de Cinema e Televisão (Fespaco).
Em Mechanic Sea, Yuri segue os passos de Bruno na sua luta diária pela sobrevivência. Ao sair da casa, esse autentico “mecânico do mar” anseia por uma boa “pescaria” - metais, restos de destroços e resíduos sólidos - que pesa e vende para comprar peixe para a família.
Bruno diz que no mar tem uma sensação de paz que não encontra em terra firme. Veja o vídeo. Tem apenas 8 minutos (em crioulo com legenda em inglês)
Comentários