top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Leia na integra a mais sentida mensagem de despedida

Foram muitas as mensagens de pesar publicadas na rede pela morte subita do embaixador de Portugal na cidade da Praia na sexta-feira mas este texto publicado pela eurodeputada portuguesa Paula Moreira , amiga de longa data de Paulo Lourenço, eleva o amor e a sensibilidade humanas a patamares dignos de verdadeira amizade.


“Meu querido Paulo Lourenço.

Nós amamos palavras.

Foi assim que começou a nossa amizade cheia de amor.

Já eras amigo do meu querido irmão Nuno, mas aconteceu trabalharmos juntos há mais de década e meia e a nossa cumplicidade foi super cola três .

O humor pode ser amor.

Frases que começam num e acabam no outro e acabam nos abraços explosivos contra o medo.

Rir e rir , e rir, e assim contar.

Um do outro.

Um no outro.

Depois o meu irmão morreu.

E estavas em Cabo-Verde.

Embaixador.

Vem.

Sem mais .

Fui.

Três vezes.

Praia e ilha do Maio, rir e rir e chorar, falar e vingar a morte vivendo a vida e saboreando a nossa amizade tão sólida como o absurdo de nunca fazer vento quando eu ali chegava .

Faz vento em Cabo-Verde?

E as tuas gargalhadas.

Lá vem ela para isto ficar sem uma aragem.

E eu a nadar e nadar e tu olhos postos na água não fosse eu desaparecer.

Vamos almoçar ?

Sim.

Bife de atum.

E uma noiva ( cerveja gelada ).

De noite falar de tudo.

O teu amor sem fim pelos teus filhos .

A culpa na função .

Como compensar a distância .

As dores no pescoço causadas pelo excesso de trabalho .

O empenho em resolver tudo.

Para ontem.

De repente o Nuno.

Estás a pensar no Nuno ?

Está tudo bem, Paulo.

O que ele adoraria ver- nos aqui a falar de tudo.

Um amigo incondicional.

Um humor contínuo .

Sem par. Sem filtros .

Uma posse sem título.

O melhor amigo que tenho.

Que tive .

Até ontem, quando cheguei a Berlim e tocar o telefone .

E me dizerem .

Assim.

O Paulo morreu.

Então, de uma vez por todas, também morri.

Não aguento mais .

Lá para a frente verei.

Para já , Paulo, meu amigo adorado, vai andando na praia enquanto eu nado até ao bar, assim, 3000 metros , hei de lá chegar.

Reserva a mesa.

Sabes que hei de lá chegar.

Amo - te.“


Σχόλια


bottom of page