top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Longa-metragem da cabo-verdiana Denise Fernandes a estrear-se no Festival de Locarno

Hanani tem estreia marcada para 14 de agosto e compete na categoria “Cineastas do Presente” na 77.ª edição do Festival de Locarno que arrancou esta semana na Suíça.

Hanani se centra na história de uma família da ilha do Fogo de onde toda a gente quer partir, mas onde uma criança, a pequena Nana, aprende a ficar.


Nana viu sua mãe Nia partir e, atormentada por uma doença estranha, é levada pela família do pai para o sopé do vulcão em busca de uma cura. Ali ela descobre um mundo envolvido numa espécie de realismo mágico, entre o sonho e a realidade.

Mais tarde, já na adolescência, Nana reúne-se com a mãe que finalmente regressa à ilha.


Dailma Mendes e Sonaya Andrade interpretam o papel de Nana enquanto Alice da Luz dá vida à personagem da mãe.

“Hanami”, coprodução entre Portugal, Suíça e Cabo Verde, é a primeira longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, que já tinha apresentado em Locarno a curta-metragem “Nha Mila” (2020). 


Os direitos de comercialização de Hanani foram já adquiridos pela prestigiada agencia MoreThan Films, com sede em Berlim.


SOBRE A AUTORA

Denise Fernandes nasceu em Lisboa em 1990 e cresceu na Suiça.

Filha de pais cabo-verdianos, Denise estudou em Lugano, no Conservatório Internacional de Ciências Audiovisuais (CISA) onde formou-se em realização e produção cinematográfica, em 2011. 


A curta-metragem com que se diplomou estreou no Festival de Cinema de Locarno desse ano.


Entre 2011 e 2013, frequentou a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e lá realizou a curta-metragem Pan Sin Mermelada, premiada no Festival Internacional de Winterthur e nomeada para o prémio Upcoming Talent do Solothurn Festival. 


Em 2016, o projecto para Hanami foi seleccionado para o Solothurn Talent Lab desse ano e a Sociedade Suíça dos Autores (SSA) atribui-lhe o prémio de Melhor Projeto de Primeira Obra.


Com Nha Mila, uma curta-metragem que conta com a participação da actriz Cleo Tavares, foi premiada, em 2020, com o Vila do Conde Short Film Candidate for the European Film Awards no Festival Curtas Vila do Conde e nomeada para o prémio Golden Pardino do Festival Internacional de Cinema de Locarno.


Em 2022, integrou o grupo de oito realizadores que criaram os NFT's que aparecem na colecção de selos Swiss Crypto Stamp 2.0 dos correios suíços.


Filmografia

· 2009 - The Eve Show

· 2010 - Lei

· 2011 - Una Notte

· 2012 - Pan sin mermelada

· 2013 - Idylium

· 2020 - Nha Mila

. 2024 - Hanani

Comments


bottom of page