top of page
Foto do escritorondakriolu

Mais de 3.300 jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola em Cabo Verde

Cerca 12% dos jovens em Cabo Verde com idade entre 15 e 17 anos estão fora do sistema de ensino, de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

A exclusão afeta mais os rapazes (17%) do que as raparigas (6,8%), de acordo com o inquérito sobre as condições de vida dos agregados familiares, relativo a 2023, publicado pelo INE na quarta-feira.


Tendo em conta as projeções demográficas do país, Cabo Verde tinha 27.700 jovens entre 15 e 17 anos, no último ano, pelo que os 12% equivalem a cerca de 3.300.


No município de Mosteiros, na ilha do Fogo, mais de um terço daquela faixa etária está fora do sistema de ensino (35,7%), sendo o município com a taxa mais alta do país.


Segue-se o município da ilha Brava (35%) e Tarrafal da ilha de São Nicolau (30%).

Os três ficam situados em ilhas mais expostas a isolamento e fora das mais povoadas e ativas economicamente.


Noutras faixas etárias inquiridas, a percentagem de crianças fora do sistema de ensino é muito mais baixa ou quase irrelevante (0,7% nas crianças entre quatro e 14 anos e 4,5% na faixa etária dos 4-5 anos).


É a primeira vez que o inquérito sobre as condições de vida dos agregados familiares cabo-verdianos inclui este quadro, separado por faixas etárias, no capítulo da educação, e surge relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


   

   

 

 

                    

    

 


 

 

 

 

                

Comments


bottom of page