top of page
  • Foto do escritorondakriolu

85,2 % dos cabo-verdianos consideram que os políticos não respondem às suas necessidades

Os dados são do INE (Instituto Nacional da Estatística) que, através de um inquérito, concluiu que 85,2 % da população cabo-verdiana sente que os políticos “não respondem” ou “pouco respondem” às suas necessidades.


De acordo com os resultados do terceiro inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, divulgado esta semana pelo INE, apenas 14.2 % da população cabo-verdiana com 18 anos ou mais tem a perceção de que os políticos respondem às preocupações e necessidades da população.


A grande maioria (85,2%) dà nota negativa aos políticos cabo-verdianos no que concerne à resolução dos problemas da população. O número dos satisfeitos com o desempenho dos políticos vem, aliàs, reduzindo de ano a ano, passando de 17,1% em 2013 para 14,2 % em 2023.


SERVIÇOS PÚBLICOS COM NOTA NEGATIVA

De todos os serviços públicos só a Educação e os serviços de Saúde e Segurança Social merecem nota positiva (66% para o primeiro e 50% para o segundo) no que diz respeito à confiança da população.


Todas as outras instituições questionadas têm um nível de confiança abaixo de 50% - lê-se no relatório do INE- , incluindo tribunais e procuradorias, polícia, serviços municipais, autoridades fiscais e aduaneiras e representantes do Governo.


O inquérito baseou-se numa amostra de 4.962 agregados familiares, sendo que em cada agregado foi inquirido apenas um indivíduo com pelo menos 18 anos, cobrindo os 22 concelhos de Cabo Verde, entre Outubro e Dezembro de 2023.



Comentários


bottom of page