top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Mais um caso de suicídio na ilha do Fogo

A ilha do Fogo amanheceu triste esta segunda-feira com a notícia da morte de Txitxi Monteiro Barros, mais conhecido por Txitxi di Aninha. De acordo com informações locais Txitxi, que sofria de depressão, terá se enforcado perto da casa onde residia na localidade de Relvas, no município dos Mosteiros.

Txitxi di Aninha era também conhecido por Txitxi Gordo, para o diferenciar do seu irmão gémeo Txtxi Magro.

Os casos de suicídio vem aumentando em Cabo Verde, preocupando não só a sociedade mas também os especialistas na matéria. Só nestes primeiros seis meses de 2024 mais de 20 jovens ja tiraram a vida, dos quais cinco apenas em abril.


Dados do Ministério da Saúde indicam que durante o período de 2018 a 2022, os números de óbitos por suicídio apresentaram oscilações, com uma média de aproximadamente 46,6 casos por ano, com a esmagadora maioria a registar-se na cidade da Praia, a capital.


De acordo com especialistas os dados do primeiro trimestre deste ano interpelam uma maior atenção e estudos para se conhecer as principais causas e ajustar algumas medidas, dos quais um melhor atendimento aos atendimento aos doentes mentais, a ocupação saudável dos tempos livres, longe da droga e de outras substâncias psicoativas.


Recomenda-se também uma maior atenção em relação aos problemas sociais e vivência nas comunidades, destacando o papel que a família, amigos e colegas de trabalho devem desempenhar na prevenção de casos de suicídio.


1 Comment


Dominy Tavares
Dominy Tavares
Jun 11

Caso de suicidio em muitas outros Paises se sucede mas ñao se contabiliza em publico, para ñao dar ideia o curiosidade nem imaginaçao as certas pessoa. Em cabo verde podia fazer omesmo. Os Medios Cabo verdeanos tem que deixar de interesar subir todos os socesos que pasa no pais como se foran un premio

Like
bottom of page