Rilda Teotônio, 34 anos, residente no bairro de Portelinha, em Mindelo, morreu na noite de quinta-feira no hospital Baptista de Sousa na sequência de uma cesariana. A equipa medica salvou o bebé mas a mãe acabou por morrer vitima de embolia, de acordo com informações medicas.
A embolia amniótica é uma complicação rara que acontece quando o líquido amniótico, que envolve o bebé e contém células fetais e outros materiais antigénicos, entra na corrente sanguínea da mãe, causando uma reação grave, podendo levar a danos nos pulmões e no coração, além de causar sangramento excessivo e poder levar à parada cardíaca.
Denúncias de Negligência
Rilda deu entrada no hospital Baptista de Sousa no domingo, 13 de outubro.
De acordo com familiares a parturiente estava já em estado debilitado e pediu uma cesariana porque sentia que não tinha forças para um parto normal.
A equipa medica, no entanto, terá ignorado o seu pedido e a cesariana só foi feita quatro dias depois, em situação de emergência.
A família diz que se a cesariana tivesse sido realizada quando Rilda pediu, sua morte poderia ter sido evitada. Assim, acusam o hospital e os profissionais envolvidos de negligencia medica, e esperam que o caso seja investigado.
Comments