top of page

Mindelo ganha terminal de cruzeiros de 29 milhões de euros

Foto do escritor: ondakrioluondakriolu

Localizada numa das baías mais belas de Cabo Verde - baía do Porto Grande - o Terminal de Cruzeiros de Mindelo é uma obra inovadora, moderna, tecnicamente avançada e ambientalmente sustentável, contribuindo para a descarbonização das operações portuarias. Três anos depois do arranque da obra, a inauguração está prevista para finais do mês de março.

“O Terminal de Cruzeiros, neste momento, está pronto para atracar navios de cruzeiros”, disse esta semana o PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, confirmando que a entrega das obras está prevista para o final do mês de março, ainda no decurso da atual temporada de cruzeiros que se prolonga até maio.

Irineu Camacho garantiu que a obra marítima já está concluída, que a primeira fase do projeto Onshore Power Suplly, de energia e água, também está concluída, estando na fase final algumas intervenções na parte terrestre do Terminal e os arranjos exteriores da praça e do anfiteatro a céu aberto.

Executado pelo consórcio luso-cabo-verdiano Mota-Engil e Empreitel Figueiredo, o novo terminal de Mindelo custou 29 milhões de euros, com financiamento do Governo de Cabo Verde, do Fundo ORIO dos Países Baixos e do Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).


O terminal tem 400 metros de cumprimento e 13 de largura, num projeto que tem ainda outros serviços, como um cais para iates de luxo, gare de acolhimento de turistas e parque de estacionamento para táxis e autocarros.


Com o projeto, toda a orla marítima do Porto Grande também recebeu obras de requalificação, com o objetivo de atrair os turistas e criar oportunidades de negócios em São Vicente, devendo reforçar a posição de Cabo Verde como um importante porto de escala para navios de cruzeiro no Atlântico Médio.

Comentarios


bottom of page