Com um bolinho lindo e ao lado de familiares e vizinhos Adelina da Costa, residente em Castelão, na cidade da Praia, comemorou, no passado 03 de março, 114 anos de vida.
Adelina da Costa - Nha Leska - nasceu em 1910, ano em Nhanha Bongolon protagonizou uma das maiores revoltas de Cabo Verde contra a ordem colonial ( Raboita di Rubon Manel ).
Adelina atravessou o século XX, sobrevivendo a vários ciclos de estiagem que por vezes dizimavam metade da populacao. Pelo meio passou por Angola, assistiu à chegada da luz elétrica , dos primeiros recetores de radio, das primeiras imagens da televisão e mais recentemente do telemóvel e internet. Venceu também inúmeros desafios, sempre batalhando para criar os cinco filhos que infortunadamente já não estão neste mundo. E em meio às turbulências da vida, Adelina sempre soube valorizar essa dádiva que é viver.
Adelina entrou no século XXI com saúde “para dar e vender”, como disse sua neta Ana Lu, que cuida dela.
“Si uniku duensa e bedjisi” - disse a neta, sem deixar de notar que a avo ficou “mais calada” depois da morte da sua última filha, no passado mês de fevereiro, aos 70 anos.
Dadas as circunstancias, “a saúde da minha avó é boa” - disse Ana Lu, mas dada a idade avançada a centenária precisa de cuidados e alimentação especiais. Adelina Costa, mantém, contudo, a mesma alegria de viver. E o mesmo sentido de humor.
Parabéns para a senhora ; pela longa vida , terá muita " história " para contar a todos os netos e demais pessoas . Uma verdadeira " enciclopédia " vida ....
Saude e mais anos de vida. Que o governo presta ajuda a esta veterana vencedora de mil batalhas. Todos nòs que nascemos da època colonial sofredores de todos os abuses e da mizèria deveriam de ser indemenizados.