top of page
  • Foto do escritorondakriolu

NANCY MOREIRA GANHA VAGA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

A pugilista, de 35 anos, qualificou-se através de uma vaga atribuída pelo Comité Olímpico Internacional e assim vai estar em Paris este verão para representar Cabo Verde na 33ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos foi sempre o grande sonho desta pugilista amadora nascida em Tira Chapéu e residente em Portugal.


Campeã Africana de Boxe em 2023, Nancy falhou a qualificação olímpica nos torneios pré-olímpicos de Dakar e Bangkok , sempre perdendo no ultimo combate, mas o seu palmares, a sua persistência e o seu empenho na luta para uma maior igualdade e inclusão no desporto lhe valeram o premio de poder estar entre os melhores na maior festa do desporto mundial.


Atleta da Arena Fight Team, em Portugal, Nancy integrou o grupo de atletas atletas cabo-verdianos contemplados pela Bolsa da Solidariedade Olímpica para os Jogos Olímpicos de 2024.


É a atleta cabo-verdiana mais medalhada na modalidade, somando mais de 80 vitorias em quase 100 competições. Atualmente ocupa o 4.º lugar no ranking mundial e a 2.ª posição em África na categoria 63-66kg.


Nancy é a primeira mulher a se qualificar, por Cabo Verde, para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, juntando-se ao pugilista David Pina, qualificado por mérito próprio, ao esgrimista Victor Alvares e ao atleta Samuel Freire, também qualificados através do princípio de universalidade dos Jogos Olímpicos.

Comments


bottom of page