top of page
  • Foto do escritorondakriolu

NHA BALILA HOMENAGEADA NOS ESTADOS UNIDOS

A batucadeira, de 94 anos, foi homenageada pela Associação Cabo-verdiana de New Bedord com o Certificado de Reconhecimento por todo seu trabalho na preservação e promoção das tradições culturais de Cabo Verde. A homenagem aconteceu no dia 07 de julho, durante as comemorações do Dia de Cabo Verde na cidade de New Bedford, nos Estados Unidos.

 O certificado reconhece a batucadeira famosa, mas também a mulher determinada e batalhadora que é Isidora Correia, mais conhecida como Nha Balila.

Natural de Serra Malagueta, ilha de Santiago, Nha Balila nasceu cega mas, como ela mesmo diz, cedo aprendeu a ver o mundo com o coração.


E foi com o coração que viu milhares de pessoas a morreram de fome durante a famigerada Fomi 47, foi com o coração que aos 20 anos viu Angola para onde imigrou para sobreviver às estiagens, foi com o coração que como contratada trabalhou nas roças de São Tomé.


E foi também com o coração que essa mulher invisual captou a essência da alma cabo-verdiana que tão bem expressa através das letras do seu batuku, ou nas narrativas do seu finason.

Para Nha Balila batuku é uma questão de amor, mas também de força e resistência. Cantou por todas os cantos da ilha de Santiago e aos 94 anos continua a encantar multidoes como aconteceu neste mês de julho em New Bedford, nos Estados Unidos, onde ela reside há algum tempo.



コメント


bottom of page