O lateral esquerdo do PSG e da seleção de Portugal, centro na foto, encontra-se de férias em Cabo Verde onde tem aproveitado para conhecer as suas raízes.
Depois de ter ganho o campeonato francês com o PSG e de ter acompanhado Portugal ate aos quartos-de-final do Euro’2024, Nuno Mendes visitou pela primeira vez a terra dos seus pais para conhecer familiares em Pingo Chuva, na ilha de Santiago, com os quais ele mantinha contactos regulares, embora sem ter conhecido.
Filho de pais cabo-verdianos, Nuno nasceu a 19 de Junho de 2002 num bairro pobre de Sintra, um dos subúrbios de Lisboa.
Como quase todas os meninos que cresceram ao sopé da serra ele começou a jogar futebol na rua e aos nove anos, a convite de um professor da escola que frequentava, ingressou numa equipa local ( FC Despertar) onde o menino prodigio comecou a dar nas vistas .
Aos 11 anos foi descoberto por um olheiro do Sporting e na academia dos Leões esteve de 2012 a 2020. Na equipa principal de Rúben Amorim o brilhantismo do lateral esquerdo ajudou o Sporting a conquistar os prestigiosos títulos da Primeira Liga e da Taça da Liga e na seleção de Portugal foi rapidamente promovido da seleção júnior para a seleção sénior. O resto é história.
GOLDEN BOY
Em abril de 2022 foi avaliado pelo Observatório de Futebol como um dos tops cinco jogadores Sub-23 mais caros do mundo. Campeão da Franca com o PSG , Nuno foi selecionado para a equipa ideal da da temporada e em em 31 assinando contrato até 2026. E assim como na como na temporada passada, ele foi um dos eleitos para a lista do Golden Boy.
Nuno tem potencial para ser um dos melhores laterais esquerdos do mundo e o que não lhe falta é foco, motivação, desejo e atitude positiva.
Também não lhe falta dinheiro - ganha quase meio milhão de euros por ano só de salário no PSG - mas o luso -cabo-verdiano continua a viver sua vida simples, sem mansões nem carros de luxo que marcam o estilo de vida de muitos jogadores.
Comentarios