São seis atletas porque o maratonista Samuel Freire, o primeiro cabo-verdiano a se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris, decidiu fazer a sua preparação nas altitudes do Quénia, casa dos maiores maratonistas mundiais. Enquanto isso Jayla Pina e José Tati , na natação, Nancy Moreira e David Pina, no boxe, Victor Alvares d’Oliveira, na esgrima, e Djamila Correia e Silva, no judo, preparam-se desde sexta-feira na pequena comuna de Parthenay -Gatine, a oeste da França.
Foi ao som do tambor que cerca de uma centena de pessoas se reuniram sexta-feira passada na praça central da cidade de Parthenay- Gatine para dar as boas vindas à delegação cabo-verdiana antes de ser hospedada num dos hotéis da cidade.
“Foi um longa viagem desde Cabo Verde mas começámos os treinos nesse mesmo dia - sexta-feira - e os atletas estão a desfrutar das condições e tranquilidade da cidade para continuarem a se preparar para o grande evento “ - disse Léo Moreau, chefe da missão cabo-verdiana.
Os atletas, por seu lado, dizem estar focados na preparação tendo em vista um único objetivo : representar Cabo Verde em Paris de forma digna e, quiçá, oferecer à terra mãe sua primeira medalha olímpica.
A preparação em Parthenay-Gatine, referenciada como a casa de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, vão decorrer até o dia 23 da corrente, véspera da partida do Team Cabo Verde para a aldeia olímpica.
Os Jogos Olímpicos de Paris realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto.
Comments