William Manuel Lopes Monteiro, 29 anos, foi no domingo ordenado padre em Mindelo numa cerimónia presidida pelo bispo de Mindelo Ildo Fortes que salientou que, para alem de ser um chamamento de Deus, o voto sacerdotal é também hoje em dia um ato de coragem.
“Não é fácil no mundo de hoje um jovem apresentar-se para ser ordenado padre porque, por vezes, parece, parece que está todo o mundo a querer remar contra nós “- diise Ildo Fortes durante a ordenaçã do primeiro mindelense a receber o dom do espírito santo (alguém disse que é o fim da maldição).
Frei William sabe tambem que não é fácil ser padre hoje em dia , ele que diz ter ficado em silêncio durante muito tempo antes de informar a família sobre a sua decisão de servir exclusivamente a Deus, “porque as reações não eram muito favoráveis”.
O próprio bispo Ildo Fortes sublinhou que para exercer o sacerdócio não basta ser “porreiro”: é preciso ser fiel aos ensinamentos, ser humilde e sobretudo estar ciente de que o Espírito de Deus o acompanhe em todo o seu percurso.
Comments