Os sete sindicatos representantes dos profissionais de saúde prometem paralisar todo o Sistema Nacional de Saúde (SNS) com uma greve, a partir do dia 31 deste mês até 03 de Agosto. O pré-aviso de greve foi entregue na sexta-feira 19 de Julho ao Ministério da Saúde e à Direcção-geral do Trabalho.
A greve de quatro dias dos profissionais da saúde, de acordo com os sindicatos, é para exigir do Governo o cumprimento do acordo assinado em Novembro de 2023.
Os profissionais do sector pedem a aprovação do Plano de Funções e Remunerações (PCFR) da carreira médica e a respectiva regulamentação. Segundo o médico e delegado sindical, Tito Rodrigues a paralisação é também um alerta sobre a situação do sistema nacional de saúde .
“Essa greve serve de alerta para a sociedade cabo-verdiana, para dizer que o quadro que nós vemos está extremamente sombrio e se não houver uma mudança do quadro do Governo que crie as condições para a assunção de um quadro pessoal suficiente, que também valorize os profissionais que estão aqui a trabalhar no país, eu penso que corremos o risco de ter um Sistema Nacional de Saúde que em breve irá colapsar” afirmou o médico e delegado sindical, Tito Rodrigues.
Entre outras reivindicações, os profissionais da saúde exigem o reajuste salarial de profissionais dos hospitais centrais que não foram contemplados nos anos 2023 e 2024, a conclusão do enquadramento dos médicos especialistas e o pagamento dos retroactivos a contar de Fevereiro de 2021.
Comentários