top of page
Foto do escritorondakriolu

Sabia que São Nicolau era duas ilhas?

São Nicolau começou a se formar, como resultado de erupções vulcânicas, há aproximadamente 6 milhões de anos, mas a sua configuração atual, muito diferente da das outras ilhas de Cabo Verde, não é o que era antes. Na realidade - dizem os cientistas - São Nicolau era duas ilhas que se uniram para formar uma única entidade morfológica.


Fotos : Paco Mena Chomolungma

A união entre as duas ilhas, que emergiram do mar há cerca de 6 milhões de anos, deu-se na segunda das quatro fases do processo de formação da ilha.


Ocupando uma superfície de cerca de 343 quilómetros quadrados, São Nicolau apresenta uma formação peculiar, devido, nomeadamente, ao campo da Preguiça que a separa em duas partes.

A parte mais larga, tanto para o vertente norte como o vertente sul, é constituída por vários esporões que formam entre eles verdadeiros canhões. Que se denomina de corpo da ilha.


 A outra parte, mais delgada, é um alongamento em forma de uma cauda, com cerca de 38 kms de comprimento e 5 de largura média.


Do ponto de vista geotectónico, o geólogo Mateus Nunes, por exemplo, identificou uma interrupção de uma fissura na região de Preguiça que separa o corpo da cauda da ilha.

O contraste entre as duas regiões influencia até o regime climático, acontecendo muitos vezes a queda de chuva numa parte da ilha e nem uma gota na outra parte.

Alguns autores acreditam que a cauda da ilha se formou a partir de vulcões secundários situados nas proximidades do Monte Bissau, Tope Simon e Monte Vermelho., enquanto o corpo da ilha terá sido o resultado de produtos vulcânicos derramados pela cratera principal que atualmente ocupa a área designada de Monte Gordo.


 

 

Comentários


bottom of page