Os Jogos Olímpicos arrancam a 26 de julho mas Samuel Freire só vai chegar a Paris a 04 de agosto, a uma semana da prova da maratona marcada para 10 de agosto. Até lá o maratonista de 33 anos continua a treinar no Quénia, juntamente com o atleta português Samuel Barata, também apurado para Paris.
Para Samuel Freire, que se apurou pela via das vagas da universalidade, essa será sua primeira presença nos Jogos Olímpicos e como tal não deixa de sentir aquela pontinha de nervosismo :
“É o maior palco do mundo. Há um ano não estava a pensar que eu iria estar nos Jogos. Então, cada dia que passa fico um bocadinho mais nervoso, mas isto faz parte. Quem vai a primeira vez sente sempre um bocadinho de ansiedade, mas é o normal” - disse Samuel Freire numa entrevista a Rfi.
E os objetivos para Paris?
“Os objetivos para Paris é chegar lá e dar o meu melhor. A prova é muito difícil, é muito sobe e desce, tuneis, para além de poder estar muito quente em Paris e por isso terá que ser uma prova a ser disputada com muita cabeça, com muita calma, e não correr com o coração. Chegar ao final e fazer um bom resultado e sair feliz “.
E o que promete ao povo de Cabo Verde?
“Não posso prometer nada. O que posso prometer sim, é dar o meu melhor. Representar o meu país da melhor forma. Até agora tem sido uma luta, anos e anos de trabalho para estar aqui, e não posso colocar uma pressão muito grande sobre mim. É acreditar em mim e chegar lá para fazer um bom resultado “.
Comments