top of page
  • Foto do escritorondakriolu

Samuel Freire termina maratona de Paris na 56ª posição

O atleta cabo-verdiano de 37 anos, que se estreou em Jogos Olímpicos, terminou este sábado na 48.ª posição a maratona de Paris2024, com um tempo de 2h11:01”.

Foi uma prova brutal, não só para Samuel Freire, mas para todos os restantes 80 atletas que este sábado correram a maratona de Paris.


“Numa prova de esforço comunal, Samuel colocou Cabo Verde mais uma vez em competição nestes Jogos Olímpicos” - lê-se na página do Comité Olímpico Cabo-verdiano.


TAMIRAT TOLA CONQUISTA MEDALHA DE OURO

O etíope Tamirat Tola conquistou a medalha de ouro na, ao concluir a prova em 2:06.26 horas, batendo o recorde olímpico, numa prova que liderou isolado durante mais de 12 quilómetros.

O campeão do mundo da distância em 2022, em Oregon, nos Estados Unidos, terminou a corrida com 21 segundos de avanço sobre o belga Bashir Abdi, prata, e 34 sobre o queniano Benson Kipruto, bronze.


A um dia de completar 32 anos, Tamirat Tola conquistou a sua segunda medalha olímpica, depois de ter sido terceiro nos 10.000 metros nos Jogos Rio2016.


O queniano Eliud Kipchoge, que se podia tornar o primeiro homem a conquistar três vezes a maratona olímpica, acabou por desistir, depois de passar aos 30 quilómetros na 71.ª posição, já a 8.26 minutos de Tola.


CABO VERDE VOLTA PARA CASA COM UMA MEDALHA DE BRONZE

É a primeira medalha de sempre de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos, conquistada pelo pugilista Daniel de Pina. Cabo Verde esteve em Paris com a sua maior delegação de sempre - 7 atletas - e o objetivo é alargar essa participação nos proximos Jogos Olímpicos (Los Angeles 2028 )

Comments


bottom of page