O pequeno animal, originário do mediterrâneo, foi resgatado por um casal numa praia da ilha Guernsey, no canal da Mancha, no passado mês de novembro, na sequência de uma tempestade.
“Barnacle Bill” - o nome que lhe deram a chegada -pesava apenas 1.255 kg e depois de ter estado algum tempo em cuidados intensivos ganhou peso e agora está apto para voltar ao seu habitat natural. “Barnacle Bill” devia ser transferido para as ilhas Canárias mas devido a problemas burocráticos ligados ao Brexit , o pequeno animal poderá ter que fazer uma viagem um pouco mais longa.
A RSCPA, uma organização de proteção animal no Reino Unido, disse que por falta da resposta da Espanha e complicações na obtenção da papelada procura-se agora por um “novo lar’ para a pequena tartaruga :
“Brexit, e toda a complicada legislação para a circulação de animais entre as ilhas britânicas e a União Europeia, estão causando certos problemas e como Cabo Verde não pertence à UE, o processo pode ser muito mais fácil “- disse Steve Byrne, diretor do RSCPA, recordando que Cabo Verde já havia recebido uma tartaruga ha seis anos. E concluiu:
“Estamos em contacto com uma associação cabo-verdiana de resgate de animais que quer também ajudar no caso desta tartaruga “.
Comments